Seja Bem Vindo

Aproveite as Novidades
e
Compartilhe de Nossas Conquistas

Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CRAS INTINERANTE- ALDEIA INDIGENA TAPUIAS




















CRAS Itinerante – Aldeia Indigena Tapuia
Foi realizado no dia 30 de abril do seguinte ano, o CRAS Itinerante Promovendo a Cidadania. O Centro de Referencia da Assistência social juntamente com Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Rubiataba, promoveram mais uma ação social, desta vez na Aldeia Indígena dos Tapuias, Goiás.
Teve por objetivo:
• informar sobre os Programas Sócios Assistenciais (Bolsa Família, Projovem Adolescente, BPC, Passe interestadual do Idoso, Passaporte do Idoso, Passe Livre da Pessoa com deficiência, Renda Cidadã, Inclusão Produtiva e PAIF);
• oferecer:
- O recadastramento do Programa Bolsa Família,
- Atualizações em relação a Tarifa Social de Energia,
- Inclusão no Cad Único,
Alem de:
- Espaço Beleza (corte de cabelo, escova, manicure e pedicure),
- Espaço Infantil (brincadeiras, musica, pirulitos e balas),
- Espaço da Alimentação (pipoca, algodão doce).
- Espaço Cultural – apresentação por parte dos indígenas de dança.
Algumas informações sobre a Aldeia Indígena dos Tapuias
Os Tapuias vivem numa única reserva chamada Área Índigena Carretão, composta de duas glebas (áreas) não contínuas, situadas entre a Serra Dourada (Tombador) e o Rio São Patrício (ou Carretão), nos municípios de Nova América, Rubiataba e Goiás. Os primeiros habitantes deste local foram as etnias Xavante, Xerente, Karajá e Kayapó e negros africanos fugidos da escravidão das fazendas. Os Tapuias são a mistura desses grupos étnicos (quatro povos indígenas mais os negros). Dentro da área indígena: cerca de 130 pessoas. Fora da área: mais de 200 pessoas, encontradas em Goiânia, Brasília, Nova América, Rubiataba, Ceres, Crixás, Mozarlândia etc e em outros estados. Fonte: http://www2.ucg.br/flash/Etnias.html
Segundo a Coordenadora do CRAS, Psicóloga Claudiana Cássia Paiva O evento foi um sucesso, atingindo os objetivos programados, alem de ampliar os contatos e conhecer mais a cultura deste povo. 





CRAS X VIDA NOVA





















Almoço Dia das Mães 

A Diretoria da Associação Rubiatabense de Recuperação de Dependentes Químicos – Vida Nova em parceria com o Centro de Referencia de Assistência Social de Rubiataba (CRAS), organizaram no dia 08 de Maio de 2011, nas dependências da Instituição AFAR, um Almoço do Dia Das Mães.
Teve por objetivo promover um dia de confraternização de toda família em homenagens a Mãe. Alem de chamar o cidadão Rubiatabense para a responsabilidade social e arrecadar dinheiro para ajudar na manutenção da Comunidade Terapêutica. Profissional responsável pela ação Psicóloga Claudiana Cássia de Paiva.
A associação é uma entidade sem fins lucrativo, representada por várias entidades e sociedade civil, e tem como metas promover a prevenção, a intervenção, a recuperação físico-mental e a reintegração do dependente de drogas licitas e/ou ilícitas ao seu conviveu familiar e social.
Com a participação em média 100 famílias, o evento foi um grande Sucesso, atingindo o resultado esperado.