Seja Bem Vindo

Aproveite as Novidades
e
Compartilhe de Nossas Conquistas

Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Equipe Volante do CRAS de Rubiataba em Ação

De acordo com a extensão do Brasil muita família que se encontra em situação de vulnerabilidade social, não tem acesso nem mesmo a programas sociais bastante conhecidos, como a Bolsa Família, muito menos a serviços essenciais como água, luz, educação, saúde e moradia, dentre tantos outros que são direitos.

O Plano Brasil Sem Miséria foi criado para ir a zonas afastadas das Cidades, alcançando pessoas que estão desamparadas, isoladas, com menos oportunidades. Rompendo barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam pessoas e regiões.

Para atingir os objetivos de encontrar as pessoas mais vulneráveis retirando suas famílias da situação de extrema pobreza, garantir o acesso a cidadania e diminuir as desigualdades sociais, desenvolveu a estratégia chamada "BUSCA ATIVA". Para realizar esta busca, uma equipe adicional que integra o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi criada, a qual foi denominada de “EQUIPE VOLANTE”.

Conforme a Resolução CNAS nº. 109 de 11 de novembro de 2009 (Tipificação de Serviços Socioassistenciais) “o atendimento às famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, pode ser realizado por meio de Equipes Volantes.”

Segundo a Coordenadora do CRAS Claudiana Cassia de Paiva, "Rubiataba foi um dos municipios escolhidos pelo governo federal para receber o Recurso da Equipe Volante devido apresentar boa gestao e por possuir um territorio extenso na zona rural, em especial as presença da Aldeia dos Tapuias. Assim, teremos melhores condições de priorizar o atendimento às familias que se encontram em extrema pobreza e que precisam ser alcançadas pelo serviço socio-assistencial de proteção básica".

A Equipe Volante do CRAS de Rubiataba está percorrendo a zona rural do município, fazendo plantão de atendimento nos povoados de Waldelândia, Cruzeirinho, Goiataba, Bragolândia, Santa Luzia e na Aldeia dos Tapuias.

Segundo informações da Assistente Social responsável pela Equipe Volante, Márcia Campos de Jesus, “esta ação é uma experiência inovadora que está sendo implantado pela prefeitura de Rubiataba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, com o objetivo de levar serviços sociais nas comunidades principalmente às famílias em situação de extrema pobreza”.

 A Equipe Volante é responsável por:
• Incluir as famílias no Cadastro Único;
• Realizar encaminhamentos necessários para acesso ao Programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, BPC na Escola, Passe Livre intermunicipal e interestadual;
• Orientação e encaminhamento para tarifa social de energia elétrica;
• Orientação e encaminhamento para a dona de casa pagar INSS com desconto;
• Realizar acompanhamento socioassistencial das famílias;
• Encaminhamento de famílias/indivíduos para rede de serviços socioassistenciais, ou de outros setores, sempre que couber a este CRAS.

 Apresentação da Equipe Volante em Bragolândia


 Plantão de Atendimento para os Cidadâos de Waldelândia 


 Orientação em Grupo no Cruzeirinho dos Diferentes Programas Socio Assistencial


Atividade em Grupo em Goiataba

Estamos muito felizes com mais esta conquista, Rubiataba sobe mais um degrau em favor do compromisso com a democracia e com os direitos sociais e demais direitos e sabemos que o trabalho tende a melhorar a cada dia.

Texto Produzido pela Coordenadora do CRAS – Psicóloga Claudiana Cássia de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário