Seja Bem Vindo

Aproveite as Novidades
e
Compartilhe de Nossas Conquistas

Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

CAMPANHA RESPEITO AO BEM ESTAR DA PESSOA IDOSA


15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em Rubiataba em 2012, este dia foi lembrado com a realização de uma Caminhada em prol da Causa do Idoso, apresentação cultural de pessoas nesta faixa etária e distribuição de panfletos sócio educativos.
Este evento é uma iniciativa do CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social em parceria com o Núcleo de Vigilância em Saúde apoiados pelas respectivas Secretarias Municipais, com a participação especial do Centro de Convivência e fortalecimento de vínculos do Idoso – Projeto Conviver.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,) em 2005 havia no país cerca de 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais – 10% da população brasileira. A cada ano, mais de 600 mil pessoas ingressam nesta faixa etária e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões brasileiros.  Infelizmente ao aumentar o numero de pessoas idosas, diretamente cresce os problemas da violência contra elas.  Sendo este um assunto cada vez mais importante a ser discutido, exigindo políticas que assegurem dignidade a esses cidadãos.
O objetivo deste evento é de conscientizar as pessoas sobre as diferentes formas de violência a pessoa idosa e fomentar debates nas diversas instituições públicas e privadas, assegurando a construção de políticas Sociais realmente efetivas e eficientes.
Formas de Violência mais praticadas em Rubiataba:
- Violência Física e Psicológica; Abandono e negligencia; abuso financeiro e furto.
Estavam presentes no evento varias instituições convidadas dentre elas: CRAS, PROJOVEM ADOLESCENTE, CERSA, ABRIGO MUNICIPAL DO IDOSO, IGREJA CATOLICA, AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE, AGENTES DE EDEMIA, NASF, CAPS, SAMU, SEC. DE ASSISTENCIA SOCIAL, SEC. DE SAÚDE, VIGILANCIA SANITARIA, CÂMARA DOS VEREADORES, FACER.
Durante a solenidade foi dada a palavra para a secretaria de Assistência Social: Deisi Aparecida Botter Fernandes, a Coordenadora do CREAS: Maria Clara da Cunha Barbosa, o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde: Joab P. dos Santos, Coordenador do projeto conviver: Jakson Cardoso Costa e o Vereador Ademar Raimundo da Silva. Coordenadora do CRAS: Claudiana Cássia de Paiva. Os quais fizeram as ressalvas sobre o dia e os agradecimentos.
O pároco Pe. Marcos Antonio Belarmino da Paróquia Nossa Senhora da Gloria fez um momento de oração, onde pediu pelas pessoas idosas.
Na segunda etapa do evento teve apresentação cultural com um divertido forro dirigido pelas pessoas idosos do projeto conviver e distribuição de picolés.



RESPEITAR A PESSOA IDOSA É TRATAR O PRÓPRIO FUTURO COM RESPEITO.
 Não vamos nos ocultar desta situação,
Denuncie.

Texto Produzido pela Coordenadora do CRAS – Psicóloga Claudiana Cássia de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário