Seja Bem Vindo

Aproveite as Novidades
e
Compartilhe de Nossas Conquistas

Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROJOVEM ADOLESCENTE em comemoração ao DIA DAS MÂES

No dia dez de maio de 2012, no período noturno, ocorreu no Centro de Referencia da Assistência Social a Comemoração ao Dia das Mães para as famílias dos adolescentes que participam do Programa Projovem adolescente.

 

Estavam presentes: a Secretaria M. da Assistência Social – senhora Deisi Aparecida Botter Fernandes, a Coordenadora do CRAS psicóloga Claudiana Cássia de Paiva, a técnica do PAIF – Pedagoga Marcilia Pessoa, o Coordenador do Programa Projovem Adolescente e orientador Sociais: Sebastião Pereira de Freitas,  a orientadora Social: Darla  Virginia da Silveira, os oficineiros Rômulo  da Silva Rodrigues (desenho artístico e pintura em tela), Eduardo Jose de Souza (informática), Lindalva Soares Rodrigues (biscuit), Fernanda Rodrigues de Oliveira (libras), Helhamar  de Morais Pessoa (Dança) e Gabriela Carneiro Kamouh (violão), os adolescente e seus familiares. 

 

Para entender a importância deste tipo de evento em família é necessário primeiramente conceituar o que se entende por família, quais são suas estruturas e suas funções.
Segundo o dicionário família é a unidade básica da sociedade, formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos e representa o grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. Há a possibilidade de haver subsistemas relacionados a geração, sexo. Interesse e/ou função, com diferentes níveis de poder e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros.
Em todas as famílias independentes da sociedade, cada membro ocupa determinada posição, possuem deveres e direitos associados a esta posição. Existem vários tipos de estrutura familiar, dentre elas:
- Nuclear ou conjugal: homem, mulher, filhos biológicos ou adotados, habitando o mesmo ambiente;
- Pais únicos: variação da estrutura nuclear tradicional devido aos fenômenos com o divorcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma pessoa só;
- Família ampliada ou consangüínea: Consiste na família nuclear, mas os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações dentre pais e filhos para avos, pais e netos;
- Família ampliada ou consangüínea: consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos;
- Famílias alternativas: ocorre a descentralização do papel dos pais, sendo a criança ou o adolescente de responsabilidade de todos os membros adultos;
 - Famílias Homoafetivas: existe uma ligação conjugal ou marital entre duas pessoas do mesmo se xô, que podem incluir crianças e adolescentes adotados ou filhos biológicos de um ou ambos os parceiros.
            As funções da família seguem por dois objetivos: um em nível interno, com a proteção psicossocial e outro em nível externo, com a acomodação a uma cultura e sua transmissão. Dentre as funções de destacamos: Geradora de afeto, Proporcionadora de segurança, aceitação pessoal, satisfação e sentimento de utilidade, Asseguradora da continuidade das Relações, Construtora de estabilidade e socialização, Impositora de autoridade e do sentimento do que é correto, etc.

            Com esta explanação fica claro que um evento comemorativo do Dia das Mães promovida para a família não é somente diversão, pode ser um momento onde é possível ocorrer a ressignificação da questão de ser membro de uma família, proporcionando laços mais estáveis e conseqüentemente equilíbrio psíquico e o sentimento de pertencimento, o que todos os seres humanos almejam.


Durante o evento ocorreu exposição dos produtos confeccionados pelo adolescente nas oficinas de biscuit e desenho artístico. Alem de varias homenagens as mães inclusive com apresentação de musicas tocadas em violão pelos participantes do programa e a distribuição de porta retrato com a foto do filho adolescente para cada família presente.


Texto produzido pela Coordenadora do CRAS – Psicóloga Claudiana Cássia de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário